Pele

Cuidados com a pele

Rotina de cuidados com a pele do rosto

Se você se preocupa com essa pele tão delicada, descubra se não está deixando de lado alguma etapa importante no cuidado diário

1º PASSO: Para começar os cuidados com a pele é necessário fazer uma boa limpeza.Vivemos num ambiente, em geral, com bastante poluição, principalmente nas grandes cidades, portanto há muitos agentes oxidativos na pele. Então, limpar a pele é muito importante. O melhor sabonete facial é em mousse ou espuma, porque tem menos surfactante, fazendo uma limpeza eficaz, mas com pouca agressão e ressecamento. 

2º PASSO: Depois de limpar, a pele deve ser tonificada. O tônico costuma ser esquecido da rotina de cuidados com a pele, mas é um produto muito importante para a cútis. Ele equilibra o ph da pele, que pode ser alterado quando colocamos substâncias, maquiagem e a expomos a toxinas. Quando o ph volta ao ideal, mantemos a barreira cutânea íntegra, evitando infecções, inflamações e alergia.
Além disso, o tônico prepara a cútis para receber outros produtos, como protetor solar, hidratante ou maquiagem, porque faz uma contração dos poros. No tônico é possível acrescentar princípios ativos clareador de manchas na pele, de efeito tensor ou de acordo a necessidade da pele, dando a ela um tratamento. Para quem tem uma rotina corrida, o produto pode ser usado apenas uma vez ao dia ao invés de manhã e à noite.
3º PASSO: Apesar da pele da brasileira ser mais oleosa por causa do clima todas precisam de hidratação. Excesso de oleosidade não significa excesso de hidratação, pelo contrário pode até significar pele desidratada.  Sabe porque, a falta de hidratação pode aumentar a produção de sebo, o que deixa aquele aspecto melado e oleoso na pele. O hidratante deve ser não comedogênico (que não desencadeia acne),  e  livre de óleos minerais.

Alem desses 3 passos é muito importante o uso do filtro solar, sempre mesmo, ainda que o sol não dê o ar da graça. E não só no rosto. Mãos, colo e pescoço também sofrem os efeitos nocivos provocados pelos raios UVA.  Eles penetram na derme, rompem as fibras e destroem a elastina. E aí a pele fica flácida e envelhece. Já os raios UVB não vão tão fundo atingem a camada superficial, mas podem provocar o câncer.

Comentários

Postar um comentário